Relacionamentos

5 sinais de que você está em um relacionamento tóxico: você não está sozinha

casal abraçado em preto e branco

Você já se perguntou se o seu relacionamento é saudável? Se você sente que está sempre se sentindo mal consigo mesma, se está constantemente preocupado com o que o seu parceiro pensa ou sente, ou se sente como se estivesse caminhando em ovos para não errar, pode ser um sinal de que você está em um relacionamento tóxico.

Os relacionamentos tóxicos podem ser difíceis de identificar, pois podem se manifestar de várias maneiras. Por isso, é importante estar atento aos sinais.

Situações tóxicas que podem passar despercebidas:

  • O seu parceiro te faz se sentir mal com você mesma. Ele pode te criticar constantemente, te dizer que você não é bonita ou inteligente o suficiente, ou te fazer sentir que você não merece ser amada.
  • Você se sente como se não fosse boa o suficiente para ele. Você se compara a outras mulheres e se sente inferior. Você tem medo de perder ele, e por isso faz tudo o que ele quer para agradá-lo.
  • O seu parceiro te impede de crescer e se desenvolver. Ele pode te impedir de seguir seus sonhos, de aprender novas coisas ou de passar tempo com as pessoas que você ama.
  • Você sente que não pode ser você mesma. Você tem que esconder seus hobbies e interesses, pois ele não os aprova. Você se sente isolada de seus amigos e familiares, e isso te faz sentir solitária.
  • O seu parceiro te faz se sentir culpada por tudo que acontece no relacionamento. Ele pode te culpar por brigas, por problemas financeiros ou por qualquer outra coisa que dê errado.
  • Você sente que é a culpada por tudo o que acontece no relacionamento. Você se sente pressionada a resolver todos os problemas, e isso te deixa estressada e ansiosa.
  • O seu parceiro te faz se sentir isolada do mundo exterior. Ele pode te impedir de falar com amigos ou familiares, ou te fazer se sentir como se não tivesse ninguém além dele.
  • Você se sente presa no relacionamento. Você não tem ninguém para conversar sobre o que está acontecendo, e isso te faz sentir sozinha e desamparada.

Se você identificou algum desses sinais em seu relacionamento, é importante buscar ajuda. Você não está sozinha e existem pessoas que podem te ajudar.

Aqui estão algumas dicas para identificar e sair de um relacionamento tóxico:

  • Fale com alguém em quem você confia, como um amigo, familiar ou terapeuta. Eles podem te ajudar a entender a situação e a tomar decisões.
  • Pesquise sobre relacionamentos tóxicos na internet ou em livros. Isso pode te ajudar a identificar sinais que você não havia notado antes.
  • Lembre-se de que você não é culpada pelo comportamento do seu parceiro. O abuso é uma escolha que ele faz, e não é sua responsabilidade mudá-lo.

Se você decidir sair do relacionamento, é importante fazer isso com segurança. Você pode pedir ajuda a um amigo ou familiar para se mudar ou pode entrar em contato com uma organização que oferece apoio a vítimas de violência doméstica.

Lembre-se: você não merece viver em um relacionamento tóxico. Você é forte e capaz, e você pode sair dessa situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *