O maior desejo de alguém que ama é que seja recíproco. Ninguém quer se envolver, criar conexão, inserir outra pessoa na sua vida e na sua rotina, para chegar uns dias depois e ouvir um “é, então, eu não criei esse tipo de sentimento por você”. Quando a gente gosta, quer ouvir um “eu também gosto de você, posso ir pra sua casa matar a saudade que horas?”
O problema é que a vida real tem dessas… Você, com certeza, já gostou de uma pessoa e ela não alimentou o mesmo tipo de sentimento. E se ainda não passou por isso, em algum momento vai passar. A grande questão que fica é: como superar um “não gosto de você da mesma maneira” sem levar isso pro pessoal? Sem deixar isso afetar sua autoestima? Sem se deixar abalar tanto?
Acredito que o primeiro passo é perceber que todo mundo, alguma vez, na vida já quebrou a cara no amor. Sabendo disso, você já compreende que nada te falta, que você não é insuficiente e não há nada de errado em você.
São coisas naturais da vida que acontecem com qualquer pessoa!
E se você ainda sim duvida disso, eu te digo que eu já levei MUITO toco. Inclusive, uma vez eu falei “eu gosto de você” e fui retribuída com um “sinto muito por isso”. Doeu? Obviamente que sim, mas não foi o fim do mundo. Eu entendi que aquilo significava uma liberdade e uma nova oportunidade, não sei você, mas eu prefiro um “não” do que ficar presa a algo que não iria pra frente.
Às vezes as pessoas estão em outro momento da vida delas. Pode ser que a pessoa em questão esteja com o coração ferido ainda por algo que passou, ou focada demais em conquistar metas que não envolvam relacionamento. Talvez o foco dela seja viajar, conhecer vários lugares do mundo, trabalhar para comprar uma casa na beira-mar de uma praia tranquila… Ou pode ser que a conexão que você teve com ela, não foi a mesma que ela teve com você e TUDO BEM, isso acontece!
O fato é que: a falta de reciprocidade não representa que há algo de errado em você. E, também, não dá para cobrar isso de outra pessoa. Ela acontece ao natural. Vamos normalizar o fato de que nem sempre quem a gente gosta, vai gostar de nós e parar de levar isso de uma forma tão ruim. Então: não se prive de conhecer pessoas novas e sentir, não há nada de errado em você e tá tudo bem não ser recíproco. Você é incrível demais para passar uma vida com medo dos “nãos” e sofrendo por eles.
Texto feito por mim em 2021.