Ir embora da vida de uma pessoa é uma tarefa muito difícil e dolorosa, acredito que não nascemos prontos para isso. Quando criamos um laço com alguém, dói ter que romper e seguir rumos diferentes. Só de relembrar os momentos que passamos com aquele alguém, o coração já vai ficando pequenininho. No fundo, a gente quer dar outra chance, insistir mais um pouquinho, vai que dá certo, né?! Ficamos pensando nas probabilidades dos “e se?” e, às vezes, prolongamos o que já deveria ter acabado há muito tempo.
Eu, particularmente, sofro muito nesse processo todo. Sempre penso no quanto aquela pessoa foi importante na minha vida, em quantas coisas planejamos juntos para o futuro, na intimidade que foi criada e no quanto eu vou sentir falta, revivo os momentos felizes na memória. Porque, afinal, eu sou intensa, então eu sinto tudo de uma forma muito maior. Desde o amor, até o rancor. Parece que nessas horas a gente fica meio cego e só consegue ver as partes boas das histórias. É aí que mora o problema.
Se duas pessoas precisam se afastar, é porque algo não está realmente legal. E, por mais que, por muito tempo, tenha sido tudo mil maravilhas, agora não é mais. Alguém está se machucando e isso precisa ser levado em consideração. As pessoas não são descartáveis, isso é fato, mas muitas vezes precisamos reconhecer que elas não ficarão ao nosso lado para o resto das nossas vidas.
E você precisa estar pronto para reconhecer e aceitar isso.
E mais: você deve estar pronto para ir embora quando alguém não estiver te fazendo bem. Acho que essa é uma das piores partes; ser você quem precisa partir. Quando tomamos essa decisão, significa que reconhecemos que somos importantes em nossas vidas e nos valorizamos a ponto de não aceitar permanecer onde estejam nos causando ansiedade, tristeza ou desconforto. É reconhecer que você não precisa ficar em lugares que te façam menores do que você realmente é.
Você precisa saber sair da vida das pessoas, mas também o momento certo para isso. Pode ser que esse alguém seja muito bom na sua vida, tenha feito milhões de coisas positivas e tenha um coração incrível, mas naquele momento esteja te causando crises de ansiedade por atitudes que, podem parecer banais pra ele, entretanto são gigantes pra você. E aí, para não se machucar ainda mais no futuro, você opta por se afastar no presente. Você coloca a mão na consciência e percebe “opa, faz sentido continuar nisso agora?” Nesse exato momento, essa pessoa está me causando mais mal ou mais bem?
Eu sei que é difícil, já precisei ir embora da vida de pessoas que eu jurei que ficariam para sempre. Pessoas que eu amei com todo o meu coração, que tinham um coração lindo e que me inspiravam a ser minha melhor versão, mas que estavam me trazendo sentimentos ruins naquele momento. E, talvez, se algum dia for pra ser, eu sei que vou reencontrá-las em uma fase melhor da minha vida ou da vida delas, e vamos marcar de tomar um café quentinho e rir um pouco sobre os acontecimentos do passado.
Texto escrito por mim em 2021.